sábado, 18 de novembro de 2017

Correção Capítulo 13 e 14

CAPÍTULO 13

AQUECENDO

1 - O texto é uma expressão de desagrado dos vietnamitas contra a exploração e  racismo utilizado pelos colonizadores europeus do século XIX.

2 - O autor faz referencia às atividades dos operários na fábricas, que eram caracterizadas pela total dependência do operário em relação à máquina (atividade tediosa e extenuante era exercida por até 16 horas diárias)

3 - Sugestão Prof. Moacir: Podemos elaborar uma hipótese para o fenômeno de vietnamitas terem de trabalhar para os franceses é o fato de o capitalismo estagnar rapidamente na Europa, devido aos "avanços" da indústria e mercado interno saturado por essa produção industrial local, desse modo, necessitam buscar novos mercados consumidores (mesmo que esses não os necessitassem) de seus produtos e também de fornecedores de matérias-primas, ou seja, uma recolonização com objetivos já utilizados no século XVI.


CONECTANDO

1 - O Partido Progressista defende o regime democrático, a liberdade individual (veja matéria do link e entenda uma das contradições do partido) e a propriedade privada com base na livre iniciativa e na adequação da economia às regras do mercado. Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados defende a revolução proletária, o fim da propriedade privada e o fim do Estado Capitalista.

2 - Em ambos os casos, os partidos defendem a liberdade individual e a democracia. Entretanto o PP admite o capitalismo e a propriedade privada, enquanto o PSTU condena ambos.
Por defender as leis de mercado e a iniciativa privada podemos dizer que o programa do PP é liberal. Note que o programa defende as leis de mercado, mas coloca uma ressalva sobre a precedência dos indivíduos sobre o mercado. Podemos dizer que essa ressalva se deve à atual descrença geral pelo mercado somente pode trazer a prosperidade econômica para todos e foi incorporada ao programa do partido. Já o PSTU, ao defender o fim da propriedade privada e a revolução, é claramente um partido de tendência socialista, como a própria sigla afirma.


ATIVIDADES

1 - C

2 - E

3 - Na Letra da "Internacional" podemos encontrar várias menções ao socialismo científico e ao anarquismo. Em primeiro lugar a canção evoca a luta de classes, convocando os operários à luta -  os famélicos (famintos) da terra, os produtivos - e identificando as classes dominantes como "os reis da mina e da fornalha e os generais". Em segundo lugar, a canção defende a propriedade coletiva da "terra mãe livre e comum" e afirma que a riqueza produzida pelos trabalhadores foi roubada pelas classes dominantes. Em terceiro identifica o Estado como instituição a serviço da classe dominante, que "esmaga o oprimido" e cria leis que cobrem os crimes dos ricos. Apenas a união de todos os trabalhadores - conforme está escrito ao final do Manifesto do Partido Comunista (obra de Marx e Engels) - pode trazer a solução para exploração do proletariado, como canta o refrão da canção. Segue a canção abaixo.

Hino a Internacional

4 - 

a) Por causa das vantagens que teriam sob a "proteção" dos franceses.

b) Em troca da soberania de seu país e da livre e exclusiva permissão para os franceses realizarem comércio em seu território, o rei Peter e os chefes receberam mercadorias industrializadas da França.

c) Em teoria ganharam a proteção do rei da França e de seus navios de guerra. Mas o acordo não foi vantajoso. Em troca da soberania de seu país, seus governantes ganharam produtos de pouco valor comercial e quase nenhuma utilidade prática.

d) O final do contrato nos deixa entrever que o acordo não foi feito de livre e espontânea vontade, pois há ameaça de retaliações militares caso os termos do acordo não fossem respeitados pela população de Grand Bassam. 

e) PESSOAL

f) Sugestão Prof. Moacir (ATENÇÃO: nunca limite sua pesquisa ao tamanho reservado a resposta na apostila): O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante. No caso do imperialismo, há uma influência exercida de modo formal ou informal, política ou economicamente, não havendo sempre a anexação do país que recebe a influência. Em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. Uma característica dos países imperialistas é que o seu domínio sobre outro país era justificado através de 3 explicações: o etnocentrismo, que indicava que alguns povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma interpretação equivocada da teoria da evolução), que explicavam o poder dos mais forte sobre os mais fracos graças à seleção natural. Os países imperialistas procuravam obter três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata.

5 - 
a) As elites intelectuais das duas regiões eram muito diferentes entre si; porém, ambas eram defensoras do liberalismo, mas com significados diferentes. No Norte o liberalismo era visto como a defesa do "solo livre", do "trabalho livre", do "homem livre". Já no Sul, o liberalismo significava a defesa da propriedade privada (escravo era tido como propriedade privada) e do livre comércio em oposição ao protecionismo nortista.

b) O conflito teve sua origem na controversa questão da escravidão, especialmente nos territórios ocidentais. As potências estrangeiras não intervieram na época. Após quatro anos de sangrentos combates que deixaram mais de 600 mil americanos mortos e destruíram grande parte da infraestrutura do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravidão foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional retornou e a garantia de direitos civis aos escravos libertos teve início (só que não, pois até hoje em pleno século XXI negros são perseguidos e suas comunidades tratadas como seres que não merecem respeito veja alguns casos: 

CharlottesvilleFruitvale StationAlton Sterling, e muitos outros que não caberiam nessa postagem).



ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1, 2 e 3 - A charge apresenta o senado estadunidense dominado pelos trustes (é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços, que possuem grande capacidade de pressão no mercado) -  os chefões grandes e gordos - que controlam os senadores pequenos e apáticos. O autor da charge expõem sua crítica demonstrando que o poder dos trustes estadunidenses era muito grande no século XIX. Através do monopólio do mercado interno, os trustes controlavam as finanças do país e tinham condições de ditar as políticas do governo devido a sua envergadura financeira e política.



CAPÍTULO 14


AQUECENDO

1 - O texto escrito durante o período da Paz Armada, faz uma apologia à guerra, afirmando que ela desperta as melhores virtudes do ser humano.

2 - Os jovens diziam que a guerra daria sentido para suas vidas.


PENSANDO NISSO

3 - Sugestão Prof. Moacir: Podemos elaborar uma hipótese para o fenômeno de em 1912 se falar muito sobre guerra na Europa se deu pelo fato de uma movimentação grandiosa na região dos Bálcãs (conhecida também por BARRIL DE PÓLVORA DA EUROPA) no território disputado pelo Império Turco-Otomano, também podemos somar a situação a movimentação criada pela unificação da Alemanha e Itália, com destaque para primeira que possua uma rivalidade impar contra a França.


ATIVIDADES

1 - C

2 - E

3 - a) o protagonista sente-se deslocado, fora do seu ambiente (isolamento). Não consegue mais sentir-se como antigamente (rotina extenuante e repleta de crueldades).

b) A vida nas trincheiras era duríssima, pois os soldados passavam por todos os tipos de privação, convivendo com o sofrimento e morte violenta de seus companheiros. Esse tipo de situação pode modificar a visão de mundo das pessoas e serve para explicar por que Baumer se sentia daquele jeito.

c) Percebe-se que milhares de ex-combatentes ficaram deslocados socialmente depois da guerra, encontrando dificuldades para se ressocializar e encontrar emprego.

4 - Com a entrada dos EUA, a balança da guerra, que estava equilibrada com a saída da Rússia, pendeu para a Tríplice Entente, pois os EUA possuíam um gigantesco parque industrial militar, o que auxiliou a Entente a derrotar o exército alemão.

5 - O texto do jornalista Júlio Mesquita é parte de uma compilação de trechos dos boletins semanais de guerra, quando o autor foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, durante a Primeira Guerra Mundial.

a) O autor está claramente ao lado da Entente, pois teme que a Alemanha governe o mundo, como explica no final do texto.

b) O autor temia que colônias de alemães no Brasil se aliassem ao kaiser e ajudassem a Alemanha a conquistar o Brasil.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ERRATA: os mapas a serem analisados são os das páginas 26 e 31, e não 23 e 28 como consta.

1 - A principal diferença entre os mapas é a nova conformação política europeia, na qual os grandes impérios dão lugar a repúblicas.


2 - A teoria de Arno tem sentido, haja visto que as monarquias alemã, austríaca e russa desaparecem enquanto instituições politicamente relevantes, como comprova o mapa da pág. 31. 

3 - Quanto a questão do Clemenceu, fica evidente pelo mapa que a URSS foi isolada da Europa Ocidental pelos novos países surgidos da desagregação dos impérios europeus.

Deu pra enxergar


CORRIJAM E ESTUDEM!!!

Um comentário:

  1. Respostas: Cap 14
    Atividades
    1 - E
    2 - A

    Para avaliação vou considerar as duas alternativas.

    ResponderExcluir