Lista
exercícios para avaliação bimestral
1. No início do século
XIX, os colonos da América Latina, ainda dominada pelas potências europeias,
revoltaram-se contra suas metrópoles, lutando pela independência. Dois eventos
históricos inspiraram fortemente o movimento. Trata-se:
a) Da Revolução Francesa
e da Independência do Brasil;
b) Da Revolução Francesa
e da Independência dos Estados Unidos;
c) Da Revolução Mexicana
e da colonização da África;
d) Da chegada dos
europeus ao Oriente e da emancipação pioneira do Haiti
2. Como as guerras
napoleônicas se relacionam com os movimentos de independência na América?
a) A invasão da
península Ibérica por Napoleão Bonaparte fez com que a presença da metrópole
nas colônias espanholas desaparecesse momentaneamente.
b) O Congresso de Viena,
realizado após a queda de Napoleão, apoiou os processos emancipatórios como
medida preventiva ao surgimento de novos movimentos belicosos.
c) Quando invadiu a
península Ibérica, Napoleão afrouxou o controle da metrópole sobre as colônias
por entender que a colonização era incompatível com os seus ideais de governo.
d) O Bloqueio
Continental força a Inglaterra a abrir mão de suas colônias, fazendo com que a
independência fosse um processo pacífico.
3. Indique a alternativa
que explica o apoio da Inglaterra à independência das colônias ibéricas.
a) O apoio tinha
essencialmente motivações humanitárias. Àquela altura, a Inglaterra já havia
libertado todas as suas colônias.
b) A Inglaterra sabia
que a independência era a etapa final de um processo já em curso e
irreversível.
c) A Inglaterra queria o
fim do monopólio metrópole-colônia para poder comprar produtos das colônias a
preços justos.
d) A potência industrial
tinha interesse no fim do monopólio dos mercados latino-americanos para poder
vender seus produtos.
4. Em 1999, a nova
Constituição da Venezuela mudou o nome do país para República Bolivariana da
Venezuela. A mudança faz clara referência a uma das figuras mais importantes da
história da independência da América espanhola. Sobre essa figura, é incorreto
o que se afirma em:
a) O líder venezuelano
Simón Bolívar partiu do norte, libertando a Venezuela (1819), a Colômbia
(1819), o Equador (1822) e a Bolívia (1825), país nomeado em homenagem a ele.
b) O projeto do
libertador das Américas, Simón Bolívar, de uma grande federação de repúblicas unindo
antigas colônias espanholas num só país não foi aceito na Conferência do Panamá
(1826).
c) Simón Bolívar liderou
as revoltas que culminaram na independência da Argentina (1816), do Chile
(1818) e do Haiti (1804). Neste último, as lutas foram as mais sangrentas.
d) Simón Bolívar
presidiu a Grã-Colômbia, união de nações latino-americanas independentes, entre
1819 e 1830.
5. O domínio espanhol
foi caindo em cada uma das colônias na América ao longo do século XIX. Qual é
considerado o ponto final do Império colonial espanhol?
a) A morte dos reis
espanhóis Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à união dos
reinos de Castela e Aragão.
b) A Guerra
Hispano-Americana, em 1898, quando a Espanha perde Cuba, Porto Rico, Guatemala
e Filipinas para os Estados Unidos (EUA).
c) A independência do
Brasil, colônia libertada tardiamente numa revolução não armada, liderada por
um membro da família real da metrópole.
d) A independência do
Peru, última colônia a ser libertada por José de San Martín, em 1821.
6. Hoje a nação mais
pobre das Américas, o Haiti foi a primeira colônia a conquistar a
independência. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:
a) Foi sob a liderança
de Toussaint L’Ouverture que o Haiti consegue tanto a abolição da escravidão
quando a sua independência.
b) O ex-escravo
Toussaint L’Ouverture lidera a rebelião pela abolição da escravidão, que na
sequência vai ter como objetivo a independência.
c) A colônia foi a mais
importante possessão francesa nas Américas, produzindo cana-de-açúcar com mão
de obra escrava africana.
d) O ex-escravo
Jean-Jacques Dessalines continua a luta pela independência após a morte de
Toussaint L’Ouverture. Em 1804, o Haiti se torna a primeira república negra nas
Américas.
7. Escola a alternativa
que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América
Latina em relação a Portugal e Espanha.
a) No Brasil, após a
independência vigorou por muito tempo um regime monárquico e na América
espanhola prevaleceram os regimes republicanos.
b) De maneira geral, a
emancipação da América espanhola foi mais sangrenta que a da América
portuguesa.
c) Com o fim das guerras
napoleônicas, na América espanhola houve tentativa de resgatar o poder da
metrópole sobre a colônia e no Brasil a família real portuguesa não tentou a
recolonização.
d) Na América portuguesa
foi preservada a integridade territorial enquanto na América espanhola ocorreu
uma fragmentação em vários Estados.
8. Na América espanhola,
a classe dos criollos conduziu os processos de independência. Por quê?
a) Negros descendentes
dos escravos africanos, os criollos sabiam que a independência era o meio mais
direto de conseguir a abolição da escravidão.
b) Os criollos começaram
a luta pela independência para se livrarem das formas de trabalho compulsório,
como a mita e a encomienda.
c) Os criollos
descendiam dos colonizadores ingleses e, para favorecer o comércio com a
Inglaterra, defendiam o fim do monopólio metrópole-colônia através da
independência.
d) Elite latifundiária
da América espanhola, os criollos se deram conta das vantagens do
livre-comércio e da importância da eliminação dos monopólios e taxações pela
metrópole.
9. As 13 colônias
inglesas na América do Norte foram pioneiras na independência das potências
europeias. Sobre o assunto, é errado afirmar que:
a) As colônias inglesas
na América possuíam formas de autogoverno que se chocavam com os interesses da
metrópole, como o de aumentar arrecadação de impostos.
b) Entre 1764 e 1775, a
Inglaterra aumenta a cobrança de taxas e restringe as atividades econômicas das
colônias. Elas então declaram guerra à Inglaterra e conseguem a independência
em 1776.
c) Em 1773, os colonos
americanos protestam contra o monopólio do chá que entrava nas colônias pelo
governo inglês jogando a carga dos navios no mar. O episódio ficou conhecido
como Boston Tea Party.
d) Quando declaram a
independência, as 13 colônias se juntam para integrar um governo unitário e o
federalismo perde força.
10. Sobre a
independência do Brasil, está correta a alternativa:
a) A instauração da
monarquia representa o caráter liberal e progressista do processo de
emancipação da colônia.
b) Revoltas
pró-independência estouraram em todo o território da colônia. A mais famosa
delas, a revolução Farroupilha, durou dez anos.
c) O Brasil conquistou
soberania política, mas manteve o caráter agrário, latifundiário, escravocrata
e exportador da economia.
d) Junto com a soberania
política, o Brasil modificou sua estrutura de produção, privilegiando as
pequenas e médias propriedades e investindo numa indústria incipiente.
11. “Criollos” e
“Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os
mestiços.
b) Os naturais da
América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os
precursores da independência.
d) Nenhuma delas é
correta.
12. São causas internas
da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:
a) As condições sociais
das colônias.
b) A imprensa e as
universidades.
c) As pressões contra os
naturais da terra.
d) A atuação dos
“cabildos”.
e) O abrandamento dos
impostos.
13. Dos fatores abaixo,
qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?
a) A ação de Napoleão na
Espanha.
b) A rivalidade entre
“criollos” e “chapettones”.
c) O exemplo fornecido
pelos Estados Unidos.
d) A rigidez do Pacto
Colonial.
e) A ajuda prestada pela
Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.
14. Assinale a
alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência
da América Espanhola.
a) O conjunto das
lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico
constitucional.
b) As elites criollas
lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de
comércio e poder político.
c) Os índios, negros e
mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo
espanhol.
d) A monarquia espanhola
reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem
armadas a todas as colônias rebeladas.
15. Os povos do
Continente Americano convivem, de longa data, com a forma republicana de governo.
Após a luta pela independência, os países que adotaram, de imediato, a forma
monárquica de governo foram:
a) Panamá e Haiti.
b) Argentina e Estados
Unidos.
c) Brasil e Peru.
d) Chile e Nicarágua.
e) México e Brasil.
16. Sobre a
independência da América Latina, podemos afirmar:
a) foi um movimento
espontâneo das elites "criollas" contra a dominação espanhola, sem
nenhuma influência externa.
b) após a conquista da
independência, os mestiços e indígenas passaram a ter direitos civis, devido à
contribuição nas lutas contra o domínio espanhol.
c) Simon Bolivar, um dos
principais Libertadores da América defendia a integração latinoamericana, como
forma de evitar a dependência econômica e política em relação aos Estados Unidos
e à Inglaterra.
d) os
"criollos", implantaram governos republicanos e aboliram a escravidão
por influência dos iluministas.
e) a Inglaterra apoiou a
independência latino-americana, a fim de afastar a influência dos Estados Unidos.
17. Relaciona-se com o
processo de Independência da América Espanhola.
a) a marginalização
econômica dos criollos devido às discriminações metropolitanas.
b) o apoio da Santa
Aliança às lutas emancipadoras dos colonos americanos.
c) a aliança da
Inglaterra com a Espanha e Portugal para refrear os movimentos de libertação
das colônias ibero-americanas.
d) a difusão das teorias
anarquistas e socialistas a luta contra a exploração colonialista.
e) a influência das
ideias liberais presentes na Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
18. A independência das
colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação
de fatores externos e internos. Quais foram esses fatores?
19. Explique por que as
ideias de Bolívar não foram concretizadas na América hispânica independente.
20. Mencione dois outros
movimentos políticos que foram liderados por Simon Bolívar.
Destacar o gabarito a partir daqui!
↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓
- - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Questão\
Item
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
1
|
|
|
|
|
|
2
|
|
|
|
|
|
3
|
|
|
|
|
|
4
|
|
|
|
|
|
5
|
|
|
|
|
|
6
|
|
|
|
|
|
7
|
|
|
|
|
|
8
|
|
|
|
|
|
9
|
|
|
|
|
|
10
|
|
|
|
|
|
11
|
|
|
|
|
|
12
|
|
|
|
|
|
13
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
15
|
|
|
|
|
|
16
|
|
|
|
|
|
17
|
|
|
|
|
|
18- ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19-
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
20-
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gabarito Lista da Avaliação Bimestral
1. B Comentário: Os ideais liberais da Revolução Francesa e da
Independência dos Estados Unidos forneceram o arcabouço ideológico para a
independência das colônias americanas.
2. A Comentário: As guerras napoleônicas mudaram o equilíbrio de poder
na Europa e, consequentemente, as relações entre a Espanha e as colônias.
3. D Comentário: O Pacto Colonial dizia que a colônia só podia comprar
produtos da metrópole. Com a independência, esse monopólio acaba e a Inglaterra
pode inundar os mercados latino-americanos com seus produtos.
4. C Comentário: Os movimentos pela independência da Argentina e do
Chile foram liderados por José de San Martín. No Haiti, as lutas eram
encabeçadas por Toussaint L’Ouverture e Jean-Jacques Dessalines.
5. B Comentário: As possessões espanholas na América Central foram as
últimas a se libertarem da Espanha. E acabaram caindo sob outro domínio, do
imperialismo norte-americano.
6. A Comentário: Dessalines finaliza a luta de L’Ouverture. Pouco
tempo depois de declarada a independência, Dessalines autoproclama-se imperador
e acaba assassinado.
7. C Comentário: A tentativa de recolonização ocorre tanto na América
espanhola quanto no Brasil. Foi a política recolonizadora da Corte portuguesa
que precipitou o rompimento definitivo com da colônia com a metrópole.
8. D Comentário: A razão era eminentemente econômica. O fim dos
controles da metrópole permitiria o livre-comércio com a Inglaterra.
9. D Comentário: As individualidades e autonomias das colônias foram
preservadas após a independência com a fundação de uma república federativa.
10. C Comentário: O país continuou dependente economicamente, mas da
Inglaterra em vez de Portugal.
11. B
12. E
13. E
14. B
15. E
16. C
17. E
18. Resposta esperada: Fatores externos: influência do Iluminismo, da
independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, da Revolução
Francesa, além dos efeitos das guerras napoleônicas. Fatores internos:
desorganização administrativa espanhola nas colônias latino-americanas em
decorrência das guerras contra Napoleão Bonaparte na Europa, desejo da elite
crioulla em alcançar o poder político, inspirados nos ideais de liberalismo
político e econômico.
19. Resposta esperada: Devido aos particularismos regionais, as
disputas políticas, o caudilhismo, os interesses ingleses e norte-americanos na
fragmentação.
20. Resposta esperada: A independência da Colômbia e a do Peru.
BONS ESTUDOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário