terça-feira, 19 de setembro de 2017

Lista exercícios para avaliação bimestral 3° bimestre (2017) COM GABARITO

Lista exercícios para avaliação bimestral


1. No início do século XIX, os colonos da América Latina, ainda dominada pelas potências europeias, revoltaram-se contra suas metrópoles, lutando pela independência. Dois eventos históricos inspiraram fortemente o movimento. Trata-se:
a) Da Revolução Francesa e da Independência do Brasil;
b) Da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos;
c) Da Revolução Mexicana e da colonização da África;
d) Da chegada dos europeus ao Oriente e da emancipação pioneira do Haiti
2. Como as guerras napoleônicas se relacionam com os movimentos de independência na América?
a) A invasão da península Ibérica por Napoleão Bonaparte fez com que a presença da metrópole nas colônias espanholas desaparecesse momentaneamente.
b) O Congresso de Viena, realizado após a queda de Napoleão, apoiou os processos emancipatórios como medida preventiva ao surgimento de novos movimentos belicosos.
c) Quando invadiu a península Ibérica, Napoleão afrouxou o controle da metrópole sobre as colônias por entender que a colonização era incompatível com os seus ideais de governo.
d) O Bloqueio Continental força a Inglaterra a abrir mão de suas colônias, fazendo com que a independência fosse um processo pacífico.
3. Indique a alternativa que explica o apoio da Inglaterra à independência das colônias ibéricas.
a) O apoio tinha essencialmente motivações humanitárias. Àquela altura, a Inglaterra já havia libertado todas as suas colônias.
b) A Inglaterra sabia que a independência era a etapa final de um processo já em curso e irreversível.
c) A Inglaterra queria o fim do monopólio metrópole-colônia para poder comprar produtos das colônias a preços justos.
d) A potência industrial tinha interesse no fim do monopólio dos mercados latino-americanos para poder vender seus produtos.
4. Em 1999, a nova Constituição da Venezuela mudou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela. A mudança faz clara referência a uma das figuras mais importantes da história da independência da América espanhola. Sobre essa figura, é incorreto o que se afirma em:
a) O líder venezuelano Simón Bolívar partiu do norte, libertando a Venezuela (1819), a Colômbia (1819), o Equador (1822) e a Bolívia (1825), país nomeado em homenagem a ele.
b) O projeto do libertador das Américas, Simón Bolívar, de uma grande federação de repúblicas unindo antigas colônias espanholas num só país não foi aceito na Conferência do Panamá (1826).
c) Simón Bolívar liderou as revoltas que culminaram na independência da Argentina (1816), do Chile (1818) e do Haiti (1804). Neste último, as lutas foram as mais sangrentas.
d) Simón Bolívar presidiu a Grã-Colômbia, união de nações latino-americanas independentes, entre 1819 e 1830.
5. O domínio espanhol foi caindo em cada uma das colônias na América ao longo do século XIX. Qual é considerado o ponto final do Império colonial espanhol?
a) A morte dos reis espanhóis Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à união dos reinos de Castela e Aragão.
b) A Guerra Hispano-Americana, em 1898, quando a Espanha perde Cuba, Porto Rico, Guatemala e Filipinas para os Estados Unidos (EUA).
c) A independência do Brasil, colônia libertada tardiamente numa revolução não armada, liderada por um membro da família real da metrópole.
d) A independência do Peru, última colônia a ser libertada por José de San Martín, em 1821.
6. Hoje a nação mais pobre das Américas, o Haiti foi a primeira colônia a conquistar a independência. Sobre o assunto, é incorreto afirmar que:
a) Foi sob a liderança de Toussaint L’Ouverture que o Haiti consegue tanto a abolição da escravidão quando a sua independência.
b) O ex-escravo Toussaint L’Ouverture lidera a rebelião pela abolição da escravidão, que na sequência vai ter como objetivo a independência.
c) A colônia foi a mais importante possessão francesa nas Américas, produzindo cana-de-açúcar com mão de obra escrava africana.
d) O ex-escravo Jean-Jacques Dessalines continua a luta pela independência após a morte de Toussaint L’Ouverture. Em 1804, o Haiti se torna a primeira república negra nas Américas.
7. Escola a alternativa que não mostra as diferenças que marcaram a emancipação das colônias da América Latina em relação a Portugal e Espanha.
a) No Brasil, após a independência vigorou por muito tempo um regime monárquico e na América espanhola prevaleceram os regimes republicanos.
b) De maneira geral, a emancipação da América espanhola foi mais sangrenta que a da América portuguesa.
c) Com o fim das guerras napoleônicas, na América espanhola houve tentativa de resgatar o poder da metrópole sobre a colônia e no Brasil a família real portuguesa não tentou a recolonização.
d) Na América portuguesa foi preservada a integridade territorial enquanto na América espanhola ocorreu uma fragmentação em vários Estados.
8. Na América espanhola, a classe dos criollos conduziu os processos de independência. Por quê?
a) Negros descendentes dos escravos africanos, os criollos sabiam que a independência era o meio mais direto de conseguir a abolição da escravidão.
b) Os criollos começaram a luta pela independência para se livrarem das formas de trabalho compulsório, como a mita e a encomienda.
c) Os criollos descendiam dos colonizadores ingleses e, para favorecer o comércio com a Inglaterra, defendiam o fim do monopólio metrópole-colônia através da independência.
d) Elite latifundiária da América espanhola, os criollos se deram conta das vantagens do livre-comércio e da importância da eliminação dos monopólios e taxações pela metrópole.
9. As 13 colônias inglesas na América do Norte foram pioneiras na independência das potências europeias. Sobre o assunto, é errado afirmar que:
a) As colônias inglesas na América possuíam formas de autogoverno que se chocavam com os interesses da metrópole, como o de aumentar arrecadação de impostos.
b) Entre 1764 e 1775, a Inglaterra aumenta a cobrança de taxas e restringe as atividades econômicas das colônias. Elas então declaram guerra à Inglaterra e conseguem a independência em 1776.
c) Em 1773, os colonos americanos protestam contra o monopólio do chá que entrava nas colônias pelo governo inglês jogando a carga dos navios no mar. O episódio ficou conhecido como Boston Tea Party.
d) Quando declaram a independência, as 13 colônias se juntam para integrar um governo unitário e o federalismo perde força.
10. Sobre a independência do Brasil, está correta a alternativa:
a) A instauração da monarquia representa o caráter liberal e progressista do processo de emancipação da colônia.
b) Revoltas pró-independência estouraram em todo o território da colônia. A mais famosa delas, a revolução Farroupilha, durou dez anos.
c) O Brasil conquistou soberania política, mas manteve o caráter agrário, latifundiário, escravocrata e exportador da economia.
d) Junto com a soberania política, o Brasil modificou sua estrutura de produção, privilegiando as pequenas e médias propriedades e investindo numa indústria incipiente.
11. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Nenhuma delas é correta.
12. São causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:
a) As condições sociais das colônias.
b) A imprensa e as universidades.
c) As pressões contra os naturais da terra.
d) A atuação dos “cabildos”.
e) O abrandamento dos impostos.
13. Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?
a) A ação de Napoleão na Espanha.
b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.
c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.
d) A rigidez do Pacto Colonial.
e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.
14. Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
15. Os povos do Continente Americano convivem, de longa data, com a forma republicana de governo. Após a luta pela independência, os países que adotaram, de imediato, a forma monárquica de governo foram:
a) Panamá e Haiti.
b) Argentina e Estados Unidos.
c) Brasil e Peru.
d) Chile e Nicarágua.
e) México e Brasil.
16. Sobre a independência da América Latina, podemos afirmar:
a) foi um movimento espontâneo das elites "criollas" contra a dominação espanhola, sem nenhuma influência externa.
b) após a conquista da independência, os mestiços e indígenas passaram a ter direitos civis, devido à contribuição nas lutas contra o domínio espanhol.
c) Simon Bolivar, um dos principais Libertadores da América defendia a integração latinoamericana, como forma de evitar a dependência econômica e política em relação aos Estados Unidos e à Inglaterra.
d) os "criollos", implantaram governos republicanos e aboliram a escravidão por influência dos iluministas.
e) a Inglaterra apoiou a independência latino-americana, a fim de afastar a influência dos Estados Unidos.
17. Relaciona-se com o processo de Independência da América Espanhola.
a) a marginalização econômica dos criollos devido às discriminações metropolitanas.
b) o apoio da Santa Aliança às lutas emancipadoras dos colonos americanos.
c) a aliança da Inglaterra com a Espanha e Portugal para refrear os movimentos de libertação das colônias ibero-americanas.
d) a difusão das teorias anarquistas e socialistas a luta contra a exploração colonialista.
e) a influência das ideias liberais presentes na Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
18. A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos. Quais foram esses fatores?
19. Explique por que as ideias de Bolívar não foram concretizadas na América hispânica independente.
20. Mencione dois outros movimentos políticos que foram liderados por Simon Bolívar.

Destacar o gabarito a partir daqui!
↓            ↓            ↓            ↓            ↓            ↓            ↓              ↓  
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Questão\ Item
A
B
C
D
E
1





2





3





4





5





6





7





8





9





10





11





12





13





14





15





16





17






18- ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19-
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20-
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Gabarito Lista da Avaliação Bimestral
1. B Comentário: Os ideais liberais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos forneceram o arcabouço ideológico para a independência das colônias americanas.
2. A Comentário: As guerras napoleônicas mudaram o equilíbrio de poder na Europa e, consequentemente, as relações entre a Espanha e as colônias.
3. D Comentário: O Pacto Colonial dizia que a colônia só podia comprar produtos da metrópole. Com a independência, esse monopólio acaba e a Inglaterra pode inundar os mercados latino-americanos com seus produtos.
4. C Comentário: Os movimentos pela independência da Argentina e do Chile foram liderados por José de San Martín. No Haiti, as lutas eram encabeçadas por Toussaint L’Ouverture e Jean-Jacques Dessalines.
5. B Comentário: As possessões espanholas na América Central foram as últimas a se libertarem da Espanha. E acabaram caindo sob outro domínio, do imperialismo norte-americano.
6. A Comentário: Dessalines finaliza a luta de L’Ouverture. Pouco tempo depois de declarada a independência, Dessalines autoproclama-se imperador e acaba assassinado.
7. C Comentário: A tentativa de recolonização ocorre tanto na América espanhola quanto no Brasil. Foi a política recolonizadora da Corte portuguesa que precipitou o rompimento definitivo com da colônia com a metrópole.
8. D Comentário: A razão era eminentemente econômica. O fim dos controles da metrópole permitiria o livre-comércio com a Inglaterra.
9. D Comentário: As individualidades e autonomias das colônias foram preservadas após a independência com a fundação de uma república federativa.
10. C Comentário: O país continuou dependente economicamente, mas da Inglaterra em vez de Portugal.
11. B
12. E
13. E
14. B
15. E
16. C
17. E
18. Resposta esperada: Fatores externos: influência do Iluminismo, da independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, da Revolução Francesa, além dos efeitos das guerras napoleônicas. Fatores internos: desorganização administrativa espanhola nas colônias latino-americanas em decorrência das guerras contra Napoleão Bonaparte na Europa, desejo da elite crioulla em alcançar o poder político, inspirados nos ideais de liberalismo político e econômico.
19. Resposta esperada: Devido aos particularismos regionais, as disputas políticas, o caudilhismo, os interesses ingleses e norte-americanos na fragmentação.
20. Resposta esperada: A independência da Colômbia e a do Peru.


BONS ESTUDOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário