sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Correção Capítulo 10

AQUECENDO


1 - O general espanhol reclama de que os ingleses, que em teoria são aliados da Espanha, estão auxiliando os rebeldes americanos contra o trono espanhol, fornecendo armas e soldados.

2 - A Inglaterra vinha passando por profundas mudanças econômicas e sociais decorrentes da Revolução Industrial.

3 - A partir do advento da Revolução Industrial, a Inglaterra gerou uma grande quantidade mercadorias industrializadas, logo, ela necessitava de um mercado consumidor de suas mercadorias, por isso do apoio a várias independências

CONECTANDO

O texto procura explorar a reelaboração de conceitos através da História. O bolivarismo de Hugo Chavéz tem uma grande influência do socialismo, o que não ocorria no ideário do próprio Simón Bolivar, um criollo pertencente a elite venezuelana. Além disso, podemos perceber questões bastante atuais na constituição venezuelana, como a defesa do meio ambiente e do multiculturalismo.

ATIVIDADES

1 - C

2 - E

3 - Os ingleses e norte-americanos não viam com bons olhos a integração latino-americana, visto que essa união poderia fortalecer economicamente os países latino-americanos e impedir os países anglo-saxões de dominar seus mercados consumidores.

4 - A Revolução Industrial criou uma enorme demanda por matéria-prima e mercados consumidores. Os ingleses tinham muito interesse no mercado brasileiro, mas o Pacto Colonial mantido pelos portugueses impedia uma lucratividade maior tanto para os ingleses quando para os brasileiros. Dessa forma, a Independência brasileiro teve o apoio efetivo da Inglaterra.

5 - O quadro de Pedro Américo representa de maneira épica o episódio do "Grito do Ipiranga". Podemos ver que acompanham D. Pedro apenas elites do país e as tropas do príncipe. Apenas no canto inferior podemos observar um popular observando de longe a cena. Como no quadro, a grande massa da população brasileira ficou alheia aos acontecimentos do 7 de setembro, o que contribuiu para o domínio das elites sobre o povo.

6 - Apesar de em ambos os casos as elites coloniais terem organizado e liberado o processo de emancipação, no caso norte-americano a participação do povo foi maior e os ideais iluministas difundidos entre eles tiveram maior alcance entre a população. Enquanto nos EUA adotou-se a República como forma de governo e o povo participava, mesmo que formalmente, das decisões políticas, no Brasil o sistema político adotado foi uma Monarquia Absolutista, sistema pelo qual a elite acreditava ser o melhor para atender aos seus interesses momentâneos, como, por exemplo, busca de legitimidade do governo brasileiro frente às outras nações e, principalmente, pela crença de que a monarquia estava melhor instrumentalizada para assegurar a manutenção de escravidão. O povo continuava longe das decisões políticas, num sistema que sempre se preocupara em privilegiar elites.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Em ambos os quadros procura-se retratar a Independência do Brasil como um acontecimento épico. No quadro de Pedro Américo, podemos notar a presença dos militares (Dragões) aclamando D. Pedro, Juntamente com membros da elite brasileira. A única testemunha popular é um boiadeiro no canto inferior esquerdo da composição. A postura heroica e triunfante. No quadro de Moreau, nota-se a mesma tendência épica, mas com participação popular maciça. D. Pedro é retratado como um "libertador" aclamado pelo povo brasileiro, que comemora extasiado a liberdade recém-adquirida. Vale notar, também, que tanto no quadro de Pedro Américo quanto no de Moreau, a composição do povo brasileiro é exclusivamente de pessoas brancas, sendo negros e indígenas completamente alijados desse processo histórico e da identidade nacional. Ambos os quadros procuram recriar a Independência, sem levar em conta o total distanciamento da participação popular nesse processo - como indica o quadro de Moreau - e negligenciando o fato de a independência ter se constituído em uma transição negociada entre as elites brasileiras e Portugal com a mediação da Inglaterra e não um movimento eminentemente militar como o quadro de Pedro Américo parece sugerir.


BONS ESTUDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário