1. C
A ocupação holandesa no Brasil ocorreu durante a União Ibérica, período em que Portugal e Espanha formavam apenas um único Império. O Brasil, então colônia portuguesa, passou para a Espanha e, após um embargo econômico do governo espanhol, a Holanda, que antes pertencia ao domínio espanhol, invadiu o Nordeste brasileiro, grande região produtora de açúcar. Os holandeses foram expulsos após o início da Dinastia de Bragança, que recuperou o trono português durante a Restauração, determinando o fim da União Ibérica.
2. D
Os jesuítas proibiram a escravidão indígena no Maranhão, o que provocou a insatisfação dos latifundiários locais. Sem essa mão de obra, houve o descumprimento da Companhia de Comércio local de trazer africanos para suprir esse trabalho. Aliado ao monopólio português, houve o início de um movimento comandado pelos irmãos Beckman.
3. E
A Capitania de São Vicente encontrava-se decadente na época em que os bandeirantes surgiram na região. A queda do açúcar e a distância da metrópole dificultavam a vida dos habitantes locais, aliada a uma agricultura de subsistência. Sem muitas perspectivas, iniciaram expedições pelo interior brasileiro, buscando metais preciosos e a captura de índios e africanos que fugiam das fazendas.
4. A
Na época da mineração, o Brasil não inaugurou nenhuma universidade na região das Minas Gerais. Mesmo assim, a região conheceu um período importante na produção cultural e suas manifestações, apesar de problemas como o grande número de analfabetos e a falta de bibliotecas.
5. A
Antes mesmo do início da exploração do ouro no Brasil, Portugal havia feito um acordo econômico com os ingleses chamado Tratado de Methuen. Nele, Portugal cedia seus vinhos a preços baixos e os ingleses, em troca, vendiam seu tecido a valores mais altos. Com o prejuízo no acordo, Portugal encontrou no ouro brasileiro a solução para a quitação dessa dívida, não aproveitando de modo adequado toda essa riqueza que lhe pertencia.
6. C
Ao longo dos séculos XVI e XVII, o bandeirantismo se consolidou como uma das mais ativas e significativas atividades econômicas do período colonial. Sem a disposição de boas armas ou material apropriado, vários homens se embrenhavam pela mata em busca de recursos que incrementassem o seu sustento. Em geral procuravam índios para serem apresados e vendidos como escravos; drogas do sertão; e realizavam a busca por metais preciosos ao longo do território percorrido.
7. E
A pecuária extensiva se mostrou propícia para a interiorização, pois as pastagens eram abundantes e sem fronteiras delimitas.
8. E
9. E
10. A
11. B
12. V, F, V, V, V
13. D
Uma música para relaxar e estudar (não vale dormir)
CORRIJAM E TREINEM PARA O SIMULADO!
BOM SIMULADO!!
moascambola,posso compartilhar o seu blogspot no meu canal do youtube? obrigado pela atenção
ResponderExcluirCom certeza GM Tutors E Games, se o objetivo é compartilhar conhecimento que auxilie seu amigxs, fique à vontatde!!
Excluir