PROJETO
CONSCIÊNCIA NEGRA
INTRODUÇÃO
Contar histórias, em todas as culturas,
sempre foi um modo de expressar valores e incentivar virtudes. Nada como as
histórias de tradição oral para revelar o modo de sentir e de viver de um povo.
As quatro histórias recontadas na obra “Histórias Africanas” de Ana Maria
Machado, cada história faz referência ao papel dos GRIOTS, respeitados pelas
sociedades africanas, os griots mantêm vivos os costumes de uma época onde as memórias
auditivas e visual eram os únicos recursos de que dispunham para a transmissão
do conhecimento. Apesar dos avanços da escrita e da tecnologia, o papel deles
não ficou obsoleto, permanece vivo. O exemplo dado pela sociedade africana
antes das intervenções europeias que destruíram boa parte da cultura pacífica
do continente africano, mas os gritos resistiram onde puderam, o que demonstra
que resistência é um sinônimo de virtude africana. Desse modo, devemos nos
atentar para os ensinamentos de respeito e tolerância afim de construirmos um
Brasil mais tolerante e diverso.
OBJETIVOS
Através desse projeto/pesquisa,
o aluno irá aprender a valorizar a história africana e o patrimônio cultural das
diversas regionalidades e etnias da África que compõem nosso país e nos beneficia
com conhecimentos diversos em nosso cotidiano, porém poucos conhecidos e
valorizados.
Metas:
- · Desenvolver a competência de leitura, pesquisa, escrita, criação e atuação;
- · Fazer um resgate histórico de um costume que propicia maior interações pessoais e valorização e respeito aos mais velhos;
- · Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar através de discussões, observações, pesquisas e vivências sobre a importância de se observar pequenos gestos, como o de contar uma história para o respeito mútuo;
- · Levar o protagonismo do/da aluno/aluna à um outro nível de participação escolar com a criatividade de uma interpretação teatral;
CRONOGRAMA:
- 1. Encontro para apresentação da proposta de trabalho (26/10);
- 2. Encontro para apresentação dos roteiros criados a partir do livro (01/11);
- 3. Primeiros ensaios e ajustes para as apresentações dos contos (09/11);
- 4. Segundo ensaio e ajustes para as apresentações dos contos (16/11);
- 5. Finalização de ensaios e ajustes para as apresentações dos contos (23/11).
- 6. Apresentação dos contos para xs alunxs do colégio (24/11).
AOS ALUNXS QUE POR RAZÕES PESSOAIS NÃO PUDEREM PARTICIPAR DO PROJETO PESSOALMENTE.
- Elabora um cartaz para que se compare leis abolicionistas (antes da lei Áurea) versus Lei da abolição de 13 de Maio de 1888;
- Escrever a mão ou impresso uma lei abolicionista comparando lei que Maria Izabel assinou;
- Ilustre com desenhos originais livre que abordem a temática escravidão no Brasil e leis abolicionistas.
- Lei abolicionista na INTEGRA, pesquisar no site do câmara federal e palácio do planalto.
- Coloque uma ao lado da outra para se ter a dimensão exata das diferenças entre uma e outra.
- ENTREGA EM 16/11 (impreterivelmente).
uma ao lado da outra oq ?????????????????????/???????/?
ResponderExcluirSim! O objetivo é ficar bem visível!
ExcluirHaaa! Respondendo o "oq", as leis!
Excluirprofessor pd comparar as caracteristicas das leis tipo suas marcas?
ResponderExcluirComo assim, "MARCAS"? Não compreendi.
ExcluirAs características
ResponderExcluirSim, as características, procure caracterizá-las com a finalidade delas.
ExcluirProf o primeiro tópico é igual ao segundo?
ResponderExcluirPq quando pesquiso lei da abolição de 1888 da a lei q a Maria lá assinou
ExcluirVocê esta pesquisando errado, o correto é LEIS ABOLICIONISTA, o resultado irá mostrar as leis que precederam a Lei Áurea (ops!! spoiler!).
ExcluirNão, o primeiro instrui onde você deve montar seu trabalho (cartaz), ou segundo te especifica o que deve ser feito.
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