sábado, 22 de julho de 2017

8º A e B - CORREÇÃO CAPÍTULO 8

AQUECENDO

1 - O abade critica a corte e o rei por serem parasitas da sociedade, enquanto o Terceiro Estado faz todo o serviço.

2 - O abade propõem que as classes privilegiadas sejam suprimidas e que o poder fique nas mãos do Terceiro Estado.


PENSANDO NISSO

3 - PESSOAL. Sugestão Prof. Moacir: As ideias foram colocadas em prática a partir do momento histórico que culminou com a insatisfação popular, porém, se não fosse o protagonismo da burguesia em enfraquecer o poder do rei e nobreza a revolução inicial não se efetivasse.


CONECTANDO

1 - Para o autor, Jesus e os discípulos são de esquerda, enquanto Pôncio Pilatos é de direita.

2 - o autor é de esquerda, pois tenta associá-la a Jesus Cristo e a noção de justiça, enquanto associa a direita aos assassinos de Jesus.

3 - Provavelmente não. Tentaria associar a direita à noção de justiça e a esquerda à noção de injustiça.


ATIVIDADE

1 -  B

2 - a) A figura apresenta o Terceiro Estado carregando o clero e a nobreza nas costas.

b) Sim, pois representa a exploração que o Terceiro Estado sofria na França, motivo pelo qual a burguesia liderou a revolução contra o Antigo Regime.

3 - O desejo da aristocracia em reassumir ou controlar mais perto o poder na frança, através dos Estados Gerais, foi um suicídio político na medida em que, ao contestar o poder real, quebrou um dos alicerces do Antigo Regime (a aliança nobreza-rei) e ficou à mercê cada vez mais poderosa burguesia, que  se aproveitou da situação para atingir seus objetivos.

4 - Os principais ideais da Revolução Francesa fazem referência ao lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, adotado ainda nas primeiras fases da Revolução. Para melhor compreender esse mote, é necessário pensar em algumas características do movimento que foi propulsionou a Revolução: o Iluminismo. O pensamento iluminista via tais governos autocráticos como simples tiranias, e seus monarcas como usurpadores das prerrogativas do povo.


CORRIJAM E ESTUDEM!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário