sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TRABALHO 3º BIMESTRE 2017

TRABALHO DE HISTÓRIA 3º SEMESTRE 2017
INTRODUÇÃO
Em 2013, a MANDIOCA foi alvo de críticas e memes na internet, esse caso foi viralizado com o título de “saudação a mandioca”, o mesmo se remete a discurso equivocado da presidente Dilma Rousseff que durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas fez referência a essa raiz que faz parte de nossa culinária. Apesar da sua importância alimentar, não é a primeira vez que envolveram a mandioca em discussões políticas e polêmicas na História do Brasil.

OBJETIVOS
Através dessa pesquisa, o aluno irá aprender a valorizar a história e o patrimônio cultural alimentar do Brasil, bem como a necessidade de sua preservação e difusão. E como toda pesquisa remete inicialmente a fase de investigação, a meta a ser alcançada é a de DESCOBRIR em qual polêmica histórica a MANDIOCA já havia se envolvido antes do caso de Dilma Rousseff.

INVESTIGAÇÃO:
1.       História sobre a polêmica da MANDIOCA no governo Dilma;
2.       Descobrir a outra polêmica em que a MANDIOCA já foi envolvida;
3.       História da MANDIOCA, quando, como, quem, e por que se tornou tão importante para a história do Brasil?;
4.       Descrever uma curiosidade sobre a MANDIOCA;
5.       Escolha uma receita saudável com MANDIOCA (se possível reproduza em casa com os responsáveis e relate se a receita agradou a todos);
6.       CONCLUSÃO: faça uma reflexão sobre o porquê o discurso de “saudação a mandioca” de Dilma Rousseff foi tão criticado, tente descobrir na pesquisa através de suas observações e leituras se existe algum elemento além da má escolha das palavras, como por exemplo o fato de ser uma MULHER num cargo historicamente ocupado por homens.


ENTREGA IMPRETERIVELMENTE EM 25/09/2017

BOA PESQUISA!!

2 comentários:

  1. MAZZER
    a invstigaçao é o desenvolvimento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mazzer, a investigação é a pesquisa em si. Desenvolvimento são os itens 1, 2, 3, e 4;
      Anexo é o 5 e outros coisas mais que julgarem necessários;
      Conclusão é 6.

      Ok!

      Excluir