quarta-feira, 26 de abril de 2017

8º A e B - CORREÇÃO CAPÍTULO 5

AQUECENDO
  1. Os ideais constantes na Declaração serão transmitidos através de ensino e educação.
  2. Os artigos I, III e IV determinam a igualdade entre todos os seres humanos e a indisponibilidade (não podem ser perdidos ou alienados) dos direitos constantes na Declaração. O artigo XVII determina o direito à propriedade. Os artigos XVIII e XIX determinam a liberdade de expressão e de culto religiosos. O artigo XXI determina que os governos serão exercidos por representantes do povo escolhido em eleições livres.
  3. Na sociedade estamental havia direitos e privilégios exclusivos das camadas dominantes da sociedade, enquanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos não há distinções entre os seres humanos e todos têm os mesmos direitos e deveres.
  4. O governo determinado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos é democrático e participativo, muito diferente daquele representado pelo Antigo Regime.
  5. Resposta de cunho PESSOAL. Sugestão Prof. Moacir: A ideia para criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta vinculada a superação do Antigo Regime, que execrava participação das castas mais baixas para indicação dos caminhos para o governo, que na sua grande maioria era absolutista e algumas despóticas, ou seja, uma sociedade que privilegiava alguns poucos que parasitavam no entorno da nobreza, já o iluminismo abre alas para uma proposta que defendia (em tese) uma sociedade igualitária e com direitos e deveres e representação no governo.

CONECTANDO
  1. Em todos os casos há a defesa da democracia como a forma pela qual se promove a justiça social.
  2. Enquanto PT (socialismo científico) e PSDB (socialismo utópico) apresentam uma definição mais detalhada dos seus princípios, o estatuto do PV (ambientalismo de direita), mais sucinto, ainda veta pessoas que estejam implicadas em atos de corrupção, discriminação e destruição ambiental.
  3. Há a defesa da democracia, da igualdade e da liberdade de pensamento.

ATIVIDADES
  1. D
  2. A
  3. Com a divulgação do iluminismo e sua promoção do pensamento racional, o misticismo da igreja e as bases de seu poder sobre as pessoas (a verdade através da fé) foram seriamente abalados (vide venda de indulgências e simonia), ocasionando a diminuição da influência eclesiástica sobre o pensamento ocidental.
  4. a) Montesquieu descreve a relação entre a metrópole e suas colônias. Para ele é uma relação de reciprocidade, já que as colônias fornecem a baixo preço suas mercadorias e em compensação, são protegidas pela metrópole.                                                                                              b) Está se referindo ao pacto colonial, de cunho mercantilista, cuja estratégia era utilizar as colônias como fontes de matéria-prima e reserva de mercado para as metrópoles, não havendo liberdade de comércio. Além disso era proibido que nas colônias se instalassem manufaturas.
  5. respostas itens:
  • a) Hobbes afirma que os homens conferem autoridade ao rei que por possuir poder e inspirar o medo entre eles, tem a autoridade para mantê-los dentro da ordem e coordenar sua defesa mútua.
  • b) Rousseau coloca o problema de como criar uma associação de homens que estabeleça um governo no qual a individualidade e a liberdade de cada um não sejam suprimidas.
  • c) Ambos procuram determinar qual seria o melhor tipo de governo.
  • d) Concordam que o governo deve vir de um pacto entre os governados, mas discordam do resultado desse pacto: para Hobbes deve ser o poder do rei absolutista. Rousseau deseja manter a liberdade individual dos governados, sem que se submetam à autoridade real.

CORRIJAM E ESTUDEM!!!

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