AQUECENDO
- Os ideais constantes na Declaração serão transmitidos através de ensino e educação.
- Os artigos I, III e IV determinam a igualdade entre todos os seres humanos e a indisponibilidade (não podem ser perdidos ou alienados) dos direitos constantes na Declaração. O artigo XVII determina o direito à propriedade. Os artigos XVIII e XIX determinam a liberdade de expressão e de culto religiosos. O artigo XXI determina que os governos serão exercidos por representantes do povo escolhido em eleições livres.
- Na sociedade estamental havia direitos e privilégios exclusivos das camadas dominantes da sociedade, enquanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos não há distinções entre os seres humanos e todos têm os mesmos direitos e deveres.
- O governo determinado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos é democrático e participativo, muito diferente daquele representado pelo Antigo Regime.
- Resposta de cunho PESSOAL. Sugestão Prof. Moacir: A ideia para criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, esta vinculada a superação do Antigo Regime, que execrava participação das castas mais baixas para indicação dos caminhos para o governo, que na sua grande maioria era absolutista e algumas despóticas, ou seja, uma sociedade que privilegiava alguns poucos que parasitavam no entorno da nobreza, já o iluminismo abre alas para uma proposta que defendia (em tese) uma sociedade igualitária e com direitos e deveres e representação no governo.
CONECTANDO
- Em todos os casos há a defesa da democracia como a forma pela qual se promove a justiça social.
- Enquanto PT (socialismo científico) e PSDB (socialismo utópico) apresentam uma definição mais detalhada dos seus princípios, o estatuto do PV (ambientalismo de direita), mais sucinto, ainda veta pessoas que estejam implicadas em atos de corrupção, discriminação e destruição ambiental.
- Há a defesa da democracia, da igualdade e da liberdade de pensamento.
ATIVIDADES
- D
- A
- Com a divulgação do iluminismo e sua promoção do pensamento racional, o misticismo da igreja e as bases de seu poder sobre as pessoas (a verdade através da fé) foram seriamente abalados (vide venda de indulgências e simonia), ocasionando a diminuição da influência eclesiástica sobre o pensamento ocidental.
- a) Montesquieu descreve a relação entre a metrópole e suas colônias. Para ele é uma relação de reciprocidade, já que as colônias fornecem a baixo preço suas mercadorias e em compensação, são protegidas pela metrópole. b) Está se referindo ao pacto colonial, de cunho mercantilista, cuja estratégia era utilizar as colônias como fontes de matéria-prima e reserva de mercado para as metrópoles, não havendo liberdade de comércio. Além disso era proibido que nas colônias se instalassem manufaturas.
- respostas itens:
- a) Hobbes afirma que os homens conferem autoridade ao rei que por possuir poder e inspirar o medo entre eles, tem a autoridade para mantê-los dentro da ordem e coordenar sua defesa mútua.
- b) Rousseau coloca o problema de como criar uma associação de homens que estabeleça um governo no qual a individualidade e a liberdade de cada um não sejam suprimidas.
- c) Ambos procuram determinar qual seria o melhor tipo de governo.
- d) Concordam que o governo deve vir de um pacto entre os governados, mas discordam do resultado desse pacto: para Hobbes deve ser o poder do rei absolutista. Rousseau deseja manter a liberdade individual dos governados, sem que se submetam à autoridade real.
CORRIJAM E ESTUDEM!!!
N°12 Já fiz a tarefa
ResponderExcluir8°B
Excluir8B numero:14°
ResponderExcluiroi professor , corrigi ja :)
prof maraviGOLD <3 N°12
ResponderExcluirProfessor acabei de acabar de corrigir vlw
ResponderExcluirmas minha mao esta doendo :-(
kkk
Hoje você acabou?! Danado!😁
Excluir