1- O assunto discorre sobre as pessoas e condições mais variadas que vão em busca de enriquecer na região mineira.
2 - Homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversas institutos....
3 - Além da exportação de ouro, comerciantes de produtos, mercadorias de primeira necessidades até artigos de luxo.
PENSANDO NISSO
(PESSOAL) SUGESTÃO PROF. MOACIR:
1 - Não, pois a sociedade açucareira tinha uma divisão simples e distinta, senhores de engenho X escravos. Já a sociedade do ouro possuía vários níveis de classe sociais, ou seja, do mais rico, ao mais miserável, existiam diversas classes intermediárias.
CONECTANDO
1 - Principalmente através do aumento de renda e crédito, o que estimulou o consumo, além da mudança de critérios para se integrar as novas classes médias.
2 - São caracterizadas por pessoas que tem acesso aos bens de consumo (TV, DVD, TV por assinatura, eletrodomésticos, e eletroeletrônicos em geral.
3 - As semelhanças se limitam a questão do acesso aos bens de consumo, divisão social, e a mobilidade social que esse mesmo acesso ao consumo possibilitou. A diferença que permaneceu em um período, o colonial foi a escravidão. ou seja, a liberdade só poderia ser conquistada através da compra da alforria, coisa que na atualidade não há mais necessidade (ou há?)
ATIVIDADES
1 - E
2 - B
3 - A comparação estabelece nas regras de exploração tanto do açúcar, quanto do ouro, pois estavam submetidos ao Pacto Colonial, monopólio da coroa e a mão-de-obra escrava.
4 - Semelhanças: mão-de-obra escrava e regime econômico mercantilista (Pacto Colonial);
Diferenças: classes sociais intermediárias complexas (soc. mineira), classes distintas simples (soc. açúcar).
5 - O declínio da economia açucareira no nordeste devido a concorrência holandesa nas Antilhas, levou a colônia portuguesa a um duro aprendizado, a partir de então, a coroa portuguesa centra esforços na fiscalização do ouro das Minas Gerais, afim de sair da crise econômica causada pelo declínio do açúcar.
6 - O aumento do comércio entre as capitanias, principalmente víveres por conta do grande crescimento populacional, o que da origem ao mercado interno.
CORRIJAM E TREINEM!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário