no 14 8o A Prof, pq a questao 3 é b? Atos de navegação não dizem que "as mercadorias importadas pelos países europeus só poderiam chegar a seus respectivos portos se fosse através de navios ingleses ou do país em questão"?
Isa, o caso é que, Inglaterra e Holanda pleiteavam a hegemonia no transporte marítimo, leia o restante do texto que deixei em destaque e você irá entender.
O Ato de Navegação foi publicado pela Inglaterra em 1651 determinando que as mercadorias importadas pelos países europeus só poderiam chegar a seus respectivos portos se fosse através de navios ingleses ou do país em questão. “A medida resultou no completo poderio da Inglaterra sobre o comércio marítimo”.
ENTENDE QUE AQUI É UMA DISPUTA DE FORÇA? AGORA LEIA O RESTANTE DO TEXTO ABAIXO E VEJA COM QUEM A INGLATERRA ESTÁ PLEITEANDO ESSE DOMÍNIO MARÍTIMO:
“Desde o final do século XVI, a Holanda havia alcançado um patamar expoente no comércio marítimo mundial, desenvolvido em função das grandes navegações que apresentaram à Europa o Novo Mundo. A Holanda caracterizou-se por realizar transportes e comércio marítimos de boa qualidade, o que causou o seu enriquecimento. A frota mercante holandesa era a maior do mundo, o suficiente para ser capaz de alcançar os negócios em todas as partes do planeta. Naturalmente, o crescimento e poderio conquistado nos mares refletiram sobre a capital Amsterdã, tornando-a uma referência mundial para finanças. Os enriquecidos bancos holandeses emprestavam dinheiro a outros países, deixando claro que a principal potência econômica mundial era a Holanda”.
no 14 8o A
ResponderExcluirProf, pq a questao 3 é b? Atos de navegação não dizem que "as mercadorias importadas pelos países europeus só poderiam chegar a seus respectivos portos se fosse através de navios ingleses ou do país em questão"?
Isa, o caso é que, Inglaterra e Holanda pleiteavam a hegemonia no transporte marítimo, leia o restante do texto que deixei em destaque e você irá entender.
ExcluirO Ato de Navegação foi publicado pela Inglaterra em 1651 determinando que as mercadorias importadas pelos países europeus só poderiam chegar a seus respectivos portos se fosse através de navios ingleses ou do país em questão. “A medida resultou no completo poderio da Inglaterra sobre o comércio marítimo”.
ENTENDE QUE AQUI É UMA DISPUTA DE FORÇA? AGORA LEIA O RESTANTE DO TEXTO ABAIXO E VEJA COM QUEM A INGLATERRA ESTÁ PLEITEANDO ESSE DOMÍNIO MARÍTIMO:
“Desde o final do século XVI, a Holanda havia alcançado um patamar expoente no comércio marítimo mundial, desenvolvido em função das grandes navegações que apresentaram à Europa o Novo Mundo. A Holanda caracterizou-se por realizar transportes e comércio marítimos de boa qualidade, o que causou o seu enriquecimento. A frota mercante holandesa era a maior do mundo, o suficiente para ser capaz de alcançar os negócios em todas as partes do planeta. Naturalmente, o crescimento e poderio conquistado nos mares refletiram sobre a capital Amsterdã, tornando-a uma referência mundial para finanças. Os enriquecidos bancos holandeses emprestavam dinheiro a outros países, deixando claro que a principal potência econômica mundial era a Holanda”.
ENTENDEU!?
Abraços
Prof. Moacir