sexta-feira, 24 de abril de 2015

TRABALHOS INDIVIDUAIS DE PESQUISA E TRABALHOS DE PESQUISA EM GRUPO

Trabalho de Pesquisa Individual – 8º Ano

Temática: Brasil Monarquia: o legado de pai para filho, de D. Pedro I para D. Pedro II

Objetivos:
  • Fazer uma biografia de D. Pedro I e D. Pedro II;
  • Descrever as crises enfrentadas por cada um deles, crises ligadas, tanto aos movimentos populares, quanto as reinvindicações das elites agrárias e comerciais;
  • Descubra curiosidades sobre D. Pedro I e D. Pedro II;
  • Campinas possui intervenção direta de um dos dois personagens pesquisados, descubra qual foi e descreva o histórico dessa intervenção;
  • Museu Paulista (antigo Museu do Ipiranga) (histórico), quem o construiu, o que era antes de se tornar museu, qual é a função deste museu;
  • No Brasil atual existe alguma relação com a família dos Bragança após sua expulsão na República da Espada pelos militares?
  • Na conclusão busque estabelecer uma relação de todos os elementos pesquisados.


ENTREGA: 08/06      IMPRESSO**: MODELO (disponível site do colégio ou blog prof. Moacir)
**Apenas capa, contra capa, sumário, imagens e bibliografia, o restante MANUSCRITO


Trabalho de Pesquisa Individual – 9º Ano

Temática: 2º Guerra Mundial: avanço ou retrocesso da civilização?

Objetivos:
  • Produzir um pequeno histórico da 2ª Guerra Mundial (uma síntese que relate, motivos para início do evento, países protagonistas, e desfecho;
  • Buscar os nomes de todas as batalhas que ocorreram na 2ª Guerra Mundial (no mínimo 30), depois escolha uma das batalhas que achar a mais importante, justifique sua escolha e descreva a mesma com detalhes;
  • Descreva qual foi a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e por qual motivo entrou na guerra, quem estava no governo do Brasil no momento da Guerra;
  • Colete dados sobre a quantidade de mortes geradas no período da guerra, depois colete dados de morte contemporâneas, como, ACIDENTES DE TRÂNSITO, HIV/AIDS, INFARTOS, TUBERCULOSE e CÂNCER (diversos, destaque para o causado pelo cigarro);
  • Descubra curiosidades da 2ª Guerra Mundial;
  • Inserir imagens que você ache relevante para conscientizar sobre a guerra de ontem e hoje (não esqueça de produzir uma legenda para cada imagem);
  • Na conclusão faça uma reflexão sobre os dados levantados sobre as mortes da guerra e as mortes contemporâneas, fazendo uma conexão e buscando deliberar quem é o evento mais cruel pesquisado.

ENTREGA: 08/06    IMPRESSO**: MODELO (disponível site do colégio ou blog prof. Moacir)
**Apenas capa, contra capa, sumário, imagens e bibliografia, o restante MANUSCRITO


Trabalho de Pesquisa Individual – 1º A

Temática: Desenvolvimento - 2ª FASE (continuidade do tema 1º Bimestre)

Objetivos:
  • Produzir o desenvolvimento do tema escolhido no 1º bimestre, do qual foi produzida a Introdução (1ª FASE*);
  • Buscar fontes para continuidade da pesquisa em sites de bancos de teses de grandes universidades, já indicados anteriormente no 1º bimestre (banco de teses: UNICAMP, USP, UNIFESP, UNESP, UFSCar, PUC’s, etc), ou em livros (ebook’s ou impressos);
  • O desenvolvimento deve ter (obrigatoriamente) um argumento pró e outro contra (tese e antítese), pré-requisito básico para ser aceito o trabalho;
  • Essa fase exigi a confecção de Nota de Rodapé para garantir de onde foram retirados os argumentos;
  • Lembrando que essa é uma das etapas mais importantes e densas do trabalho, portanto, NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA, caso haja dúvida de como proceder esta fase, favor interagir pelo blog (comentário no poste da 2ª FASE, ou no plantão semanal reservado às 2ª 15:50 às 16:35).
*A introdução da 1ª FASE deve constar no trabalho, porém deve estar REVISADA, à partir das anotações feita no trabalho entregue no 1º Bimestre, @s alun@s que não entregaram o trabalho no 1º Bimestre devem fazê-lo e entrega-lo junto ao da 2ª FASE, caso não se cumpra esse objetivo

ENTREGA: 08/06           IMPRESSO: MODELO (disponível site do colégio ou blog prof. Moacir)

  


Trabalho de Pesquisa Individual – 2º A

Temática: Brasil político, ontem e hoje (legado histórico)

Objetivos:
  • Período a ser pesquisado: da regência provisória (1831) até a república democrática (2010);
  • Identificar em cada um dos períodos, o sistema político vigente (monarquia, presidencialismo, parlamentarismo, etc);
  • Identificar quem eram os personagens que compunham o parlamento (senadores, deputados, conselheiros, ministros, etc);
  • Histórico de golpes e arbitrariedades dos governos e suas razões;
  • Histórico dos partidos políticos do período a ser pesquisado;
  • Histórico de manifestações populares, e quais seus desfechos;
  • Conclusão com hipóteses de como nosso sistema político vigente, pode ou não estar atrelado a nossa formação territorial, e estabeleça uma possível solução para essa problemática.

ENTREGA: 08/06          IMPRESSO: MODELO (disponível site do colégio ou blog prof. Moacir)
  


Trabalho de Pesquisa em Grupo (4 grupos com 4 membros – não há exceção) – 3º A

Temática: Protagonismo Histórico no Colégio Jardin’s Mediterrâneo

Objetivos:
  • Promover uma pesquisa sobre fatos recorrentes no entorno do colégio, especificamente o trânsito, no qual envolve acidentes, falta de sinalização de área escolar e grande fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de estudantes nas escolas da proximidade, cabendo aos estudantes uma iniciativa que promova a possível solução da problemática levantada;
  • 1ª Parte: formular um questionário de interação com os usuários de veículos para ser avaliado até 07/05;
  • 2ª Parte: preparar uma interação para ser aplicada nas salas de aula do colégio (fundamental I*, II e ensino médio) para entregar os questionários com o intuito da participação dos responsáveis dos alun@s, data prevista 25/05 (com data para devolução da interação de no máximo 7 dias);
  • 3ª Parte: Tabulação das interações e discussão dos resultados para possível ação no 3º bimestre de 2015, data 08/06 (avaliação professor);
* depende aprovação da direção.
                                 
ENTREGA: 08/06

20 comentários:

  1. Professor não consigo achar teses sobre meu tema para a 2ª fase do trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro preciso saber, quem és tú? E em segundo, que tema é o seu? OK?
      Aí conseguirei lhe ajudar!

      Atenciosamente

      Prof. Moacir

      Excluir
  2. Olá, se o seu tema for 2º Guerra Mundial achei poca coisa:

    http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1203

    http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4661

    http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000176168 (cadastrar)

    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-17042014-112811/pt-br.php (bacana)

    http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4542

    meu querido é só escolher sua perspectiva de análise e mandar bala!!

    Atenciosamente

    Moacir

    ResponderExcluir
  3. professor que site você recomenda baixar o leitor pdf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo esse:

      http://www.baixaki.com.br/download/foxit-pdf-reader.htm

      mais leve e mais rápido, o da Adobe [e muito pesado e lento.


      Atenciosamente

      Moacir

      Excluir
  4. Professor Boa noite
    é a Anna Claudia 2º ano
    trabalho sobre o brasil politico, ate a parte do período regencial eu entendi, mas depois é para pesquisar partidos ? ou o que ? Nao entendi ...

    Atenciosamente, Anna Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Anna, pesquisar os partidos e seu histórico pra que vocês aprendam um pouco da sua origem e suas propostas na atualidade.

      OK? Desculpe a demora na resposta, problemas técnicos ainda persistem.

      Atenciosamente

      Moacir

      Excluir
  5. Professor
    é a Natalia do 2° E.M
    No trabalho, vc pede o periodo da regência provisória(1831) até a republica democrática(2010)....Porém achei 3 regências e vai apenas até 1840, está correto ? eu só preciso responder os itens sobre cada uma delas ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália,

      não é para pesquisar as regências, é para pesquisar, da regência (que começa em 1831) até a república democrática (2010), ou seja é um período de quase 180 anos, porém houveram poucas mudanças, por isso do meu pedido de pesquisar:
      Identificar em cada um dos períodos, o sistema político vigente (monarquia, presidencialismo, parlamentarismo, etc);
      Identificar quem eram os personagens que compunham o parlamento (senadores, deputados, conselheiros, ministros, etc);
      Histórico de golpes e arbitrariedades dos governos e suas razões;
      Histórico dos partidos políticos do período a ser pesquisado;
      Histórico de manifestações populares, e quais seus desfechos;

      OK??

      Atenciosamente

      Prof. Moacir

      Excluir
    2. Então devo colocar no meu trabalho, desde o periodo regencial até o governo do Lula, passando por todas as fases (Era Vargas,República velha, entre outras) ? Obrigada

      Excluir
  6. Professor
    É o André do 8°A
    não consegui achar a segunda pesquisa:Descrever as crises enfrentadas por cada um deles, crises ligadas, tanto aos movimentos populares, quanto as reinvindicações das elites agrárias e comerciais
    Que site ou algo do tipo me sugere?
    Obrigado
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André desculpe a demora na resposta estou com problemas técnicos para acessar a internet, mas vamos lá, te indico buscar na internet pelo assunto específico, "crise primeiro reinado política", "crise segundo reinado política", "movimentos populares primeiro reinado" etc, assim fica fácil de encontrar, mas os livros didáticos de volume único também são uma boa alternativa.

      Atenciosamente

      Prof. Moacir

      Excluir
    2. A política do Segundo Reinado
      Segundo Reinado, Brasil no século XIX, política no Segundo Reinado, a questão escravista, a política conciliatória de Dom Pedro II, o movimento abolicionista, a ascensão dos militares o fim do governo imperial.

      A Tarifa Alves Branco
      Um imposto que impulsionou a industrialização do Brasil.

      Abolição e luta escrava por liberdade
      Saiba mais como os próprios escravos lutaram pela abolição da escravatura no país, principalmente com as fugas e as rebeliões.

      As leis abolicionistas
      As leis que contribuíram para o fim da escravidão no Brasil.

      As limitações da Lei Áurea
      Os problemas com a lei que estipulou o fim da escravidão no Brasil.

      Barão de Mauá e a industrialização
      Conheça mais sobre a construção de telégrafo submarino, indústrias e ferrovias, alguns dos investimentos pioneiros do Barão de Mauá no Brasil.

      Economia Cafeeira
      Economia cafeeira, Segundo Reinado, café, economia Brasileira, Vale do Paraíba, Oeste Paulista, mão-de-obra escrava, mão-de-obra assalariada, dinamização da economia, técnicas de plantio, investimento financeiro.

      Guerra do Paraguai
      Guerra do Paraguai, conflito no Paraguai, Argentina, Brasil, Uruguai, Tríplice Aliança, blancos, colorados, Jose Gaspar Francia, Francisco Solano Lopez, Bacia da Prata, Juan Manoel Rosas, Dom Pedro II, Segundo Reinado, Justo Urquiza, Bartolomeu Mitre.

      Lei de Terras de 1850
      Lei de Terras, Lei de Terras de 1850, Segundo Reinado, políticas agrárias, elite agro-exportadora, Lei Eusébio de Queiroz, imigração, tráfico negreiro, compra de terras, políticas agrárias, concentração de terras.

      Movimento abolicionista dos Caifazes
      Conheça o movimento abolicionista dos Caifazes e como eles contribuíram para o enfraquecimento da escravidão no Brasil.

      O Império Brasileiro na região platina
      As disputas políticas e conflitos militares que antecederam a Guerra do Paraguai.

      Questão Christie
      As relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra passaram por altos e baixos durante o século XIX.

      Questão Militar
      O conflito entre os militares e as autoridades do Império Brasileiro.

      Questão Religiosa
      Um dos episódios que marcou o fim do Império Brasileiro.

      Revolução Praieira, liberais, conservadores, Recife, Diário Novo, Rua da Praia, eleições do cacete, Antônio Pinto Chicorro da Gama, conflitos, Olinda, Pedro Ivo, anistia, Dom Pedro II.

      Excluir
  7. Professor é o Murilo do 1º E.M

    como posso te mandar o meu trabalho para que possa velo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido me desculpe ver sua só agora (estou com problemas de acesso em casa), gostaria de visto impresso como o do Rafael para poder anotar as observações, mas pode mandar hoje (05/60/15) até às 13h para o e-mail moacir.mendes@gmail.com que do uma olhada, OK?

      Abraços

      Prof. Moacir

      Excluir
  8. oi professor,é o André de novo (8°A).eu já achei tudo sobre o trabalho menos sobre D. Pedro e Campinas.Alguma dica de onde encontrar? Obrigada,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, minha internet só voltou a funcionar hoje, mas fique tranquilo vou considerar o esforço!!

      Atenciosamente

      Prof. Moacir

      Excluir
  9. BOA NOITE PROFESSOR, SOU O JOÃO VITOR BRAGA DO 8 ANO A NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR O SEGUINTE TÓPICO; No Brasil atual existe alguma relação com a família dos Bragança após sua expulsão na República da Espada pelos militares?. AGRADEÇO DESDE JÁ, TENTEI PESQUISAR SOBRE A CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA MAS SEM SUCESSO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, minha internet só voltou a funcionar hoje, mas fique tranquilo vou considerar o esforço!!

      Atenciosamente

      Prof. Moacir

      Excluir