quarta-feira, 23 de abril de 2014

COMO POSTAR COMENTÁRIO NO MEU BLOG (vídeo aula)

Querid@s alun@s!!

Segue uma vídeo aula para ensinar a fazer comentários no blog,


Atenção: Nada de Anônimos, só converso com gente que tem nome e endereço pra depois ter uma conversa te-a-te. KKKKKKKKK!!!! Brincadeira, sintam-se à vontade para não se identificar!!

COMENTEM!!!!
Obs.: Em virtude de comentários maliciosos e ofensivos, só mesmos só serão publicados após minha moderação. Infelizmente!!

terça-feira, 22 de abril de 2014

2º Bimestre chegou!!!! Dicas para melhorar o desempenho nos estudos.

13 dicas para se concentrar na hora dos estudos

Por mais que você tente, está difícil fazer sua mente focar nos estudos? Veja as dicas de especialistas para resolver seu problema, clique AQUI!



Como parar de enrolar e começar a estudar em 7 passos

Você é daqueles que ficam deixando tudo para depois e acabam sempre acumulando um monte de coisa para estudar? Conversamos com especialistas para reunir dicas práticas para ajudar a vencer esse hábito, clique AQUI!!



Descubra os 10 melhores métodos de estudo para se preparar para o vestibular e Enem

Grupo de psicólogos norte-americanos analisou 10 técnicas de estudo de acordo com o nível de eficiência de cada uma, clique AQUI!!!



APROVEITEM E ESTUDEM!!!!!!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PARA QUEM GOSTA DE ENIGMA, DESAFIO, INTERNET E PESQUISA, ESSE EVENTO É UM PRATO CHEIO!!!!!


O Desafio Abril do Ensino Fundamental é um desafio nacional, exclusivo para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas parceiras dos Sistemas de Ensino da Abril Educação que aderiram ao evento. Será realizado pela Abril Educação em conjunto com as escolas parceiras que aderiram ao evento. Tem caráter cultural e é gratuito a todos os participantes.

CALENDÁRIO GERAL

Início das inscrições: 28 de abril de 2014
Encerramento das inscrições: 18 de maio de 2014

Fase A: “Os movimentos populares e os esportes no século XX e XXI”
Fase A: 23 de maio de 2014
Início 14 horas - término 17 horas e 20 minutos

Fase B: “Os movimentos populares e os esportes no século XX e XXI”
Fase B: 05 de setembro de 2014
Início 14 horas – término 17 horas e 20 minutos
Divulgação das 10 equipes classificadas para a Grande final: 06 de outubro de 2014.

Final
Evento em Campinas/SP: 19 de outubro de 2014

PREMIAÇÃO

Cada integrante da equipe vencedora da Grande Final do Desafio Abril e seu respectivo professor ou funcionário orientador/fiscal receberá como prêmio um iPad Tela de Retina 16GB WI_FI + 3G. Todos receberão também troféus e medalhas.
Cada integrante da equipe segunda colocada da Grande Final do Desafio Abril e seu respectivo professor ou funcionário orientador/fiscal receberá como prêmio um iPod touch 16GB. Todos receberão também troféus e medalhas.
Cada integrante da equipe terceira colocada da Grande Final do Desafio Abril e seu respectivo professor ou funcionário orientador/fiscal receberá como prêmio um iPod nano 16GB. Todos receberão também troféus e medalhas.
As outras equipes participantes da Grande Final receberão troféus e medalhas.


COMUNICAÇÕES

É de total responsabilidade da equipe o desempenho e conexão do provedor por ela escolhido.
Todas as informações referentes ao desafio estão disponibilizadas no endereço eletrônico oficial do Desafio Abril: www.desafioabril.com.br
Toda a comunicação entre a coordenação do Desafio Abril e as equipes se dará por meio do endereço eletrônico oficial ou por e-mail.
É obrigação das equipes se manterem informadas, verificando sempre seus e-mails e as notícias no endereço eletrônico do Desafio Abril.
É de total responsabilidade das equipes a manutenção do sigilo de suas senhas de acesso. Sua senha tem caráter exclusivo e só deve ser usada pelos membros de sua equipe.

MAIORES INFORMAÇÕES:


8º e 9º B, se quiserem participar, comunicar Prof. Moacir

sexta-feira, 21 de março de 2014

SERRA PELADA (imaginem as pirâmides do Egito sendo desmontadas)



Estava achando estranho a GLOBO estrear um filme (que por falta de público virou minissérie) de um assunto que para muitos era um mito até então, eis que resolvo dar uma fuçada nos blogs sujos e encontro esta notícia:

Blog do Dudú


Outros artigos sobre Serra Pelada:

Blog Rio

Diário do Pará

Diário Pernambuco

Brasil de Fato (muito bom)


Assistam este documentário, é melhor que o filme da GLOBO:



REFLITAM!!!!!!!!

segunda-feira, 10 de março de 2014

6ª Olimpíadas de História, vamos nessa??



O desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais! Descrição Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. É nisso que acreditamos ao propor uma Olimpíada Nacional em História do Brasil. Tradicionalmente, as Olimpíadas científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil, já são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, a de Química, a de Biologia, a de Robótica, entre outras. Nosso objetivo com a Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida um dos mais importantes para a nossa formação pessoal e profissional, e fundamental na constituição da cidadania. Com exceção da última fase da Olimpíada – presencial – todas as demais fases serão virtuais, o que nos dá a possibilidade de agregar participantes de todas as regiões do país.

Objetivo

A 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas. O evento conta com o apoio do CNPq/MEC/MCT. A última edição, realizada em 2013, contou com mais de 43 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp.

A ONHB é desenvolvida pelo Departamento de História da Unicamp e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós-graduandos em História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de “cristal” – e todos os inscritos receberão certificado de participação.


QUEM DESEJA PARTICIPAR, FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM PROF. MOACIR ATÉ O DIA 31/03 SEM FALTA!

domingo, 9 de março de 2014

Orientação Biografias- 8º A e B (2014)

Fazer uma biografia pessoal e completa exige alguns cuidados especiais e hoje vamos dar Dicas e Sugestões de como fazer sua Biografia Pessoal e Completa, Passo a Passo


Dicas para se escrever uma biografia:
  1. Colete os dados básicos como data e local de nascimento, e morte caso a pessoa biografada em questão já tenha falecido; informações da família; etapas de vida; eventos; impacto na sociedade; significância histórica.
  2. Pesquise mais profundamente, sempre com o pensamento de impressionar quem lê, ou seja, as frases devem ser bem colocadas, e quanto mais informação, melhor.
  3. É uma boa ideia começar a biografia com um fato super interessante, não conhecido, sobre a pessoa, de forma a motivar a curiosidade do leitor.
  4. Depois de criar um começo que impressiona, continue contando sobre alguns fatos interessantes sobre a vida da pessoa, qualidades ou não.
  5. Descreva os fatos apontando sempre para o tipo de personalidade que o biografado possui.
  6. Algumas questões a considerar ao biografado ou sobre sua vida:
  • Há algo ou algum acontecimento em sua infância que influiu em sua personalidade?
  • Há algum trato da personalidade que tenha influenciado ou impedido seu sucesso?
  • Quais adjetivos o descreveriam?
  • Quais as grandes mudanças ou marcos de sua vida?
  • Qual é o impacto da pessoa na história?
    7. Descreva a vida da pessoa e os acontecimentos mais marcantes de forma a ser fiel à personalidade da mesma.
     8. O capítulo final ou parágrafo dependendo do tamanho da biografia será um resumo dos principais pontos, afirmando as qualidades e tratos do início, sem ser repetitivo.
       9. Não se esqueça de escrever em terceira pessoa, e peça a alguém que possa corrigir os erros, e mesmo a outras pessoas que leiam seu texto de forma a lembrar de mais situações ou mesmo atestar se está correto ou bom.
    10. Crie uma página para bibliografia, colocando mesmo as pessoas entrevistadas, listando documentos e tudo mais de onde conseguiu as informações agrupadas, e também uma página de índice, caso tenha separado a biografia por capítulos, de acordo com a história de vida, fases, ou acontecimentos descritos.

Usando todas essa sugestões você tem uma biografia completa e bem clara, usando corretamente todos os dados dos itens a cima em lugares específicos que vão dar uma imagem mais retratada da pessoa.


CARTAZ A4 (MODELO)




PESQUISEM E TIREM DÚVIDAS